Música e Canto Litúrgico - Parte I

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Relação entre música e rito


Três tipos de canto na Celebração, em grau de importância:

a) Missa em Canto – Cantos do presidente da Celebração e dos ministros em diálogo do Ordinário com a assembléia: saudação inicial do presidente, oração do dia, introdução ao Evangelho- diálogo, oração sobre as oferendas, prefácio, as diversas aclamações na Oração Eucarística,Oração do Senhor (Pai Nosso) – introdução e prolongamento (embolismo), oração e saudação da paz, oração após a comunhão, as fórmulas de despedida.

b) Os cantos que constituem o rito:- As Partes do Comum da Missa, chamadas Partes Fixas, os Cantos do Ordinário, cantados em comum, pelo presidente, os ministros e toda a assembléia: Senhor, tende piedade de nós- Kyrie, Glória, Salmo responsorial, Creio (Símbolo dos apóstolos), Preces, Santo, aclamação memorial, doxologia final.

c) Os cantos que acompanham o rito – As partes próprias de cada Missa: (o próprio da Missa) canto de abertura, aspersão do povo, aclamação ao Evangelho, resposta da oração universal dos fiéis, canto das oferendas, fração do pão (Cordeiro de Deus) e canto da comunhão. Ainda: Canto da paz, após a comunhão e louvor final, facultativos.

Observações:

1) Os cantos que constituem o rito são mais importantes que os que acompanham o rito. Vantagem: não precisar de papel, e sim cantados “de cor”, favorecendo a comunicação.
2) Não devem ser substituídos por paráfrases, outros cantos...
3) Melodias respeitem os diversos gêneros e formas: diálogos, proclamação de leituras, salmodias, antífonas, hinos e cânticos, aclamações (Aleluia, Santo, Amém, intraduzíveis...) Outras formas: balada, lied, coral, spirituals, nossas canções...
4) Equilíbrio entre as partes cantadas, usando a criatividade, dependendo da festa ou solenidade, da assembléia, das possibilidades...
5) Repertório adequado à comunidade – sensibilidade, bom senso, escolha criteriosa.
6) Na escolha dos cantos, não fazer opção pelo novo, mas pelo melhor...”Busquemos o melhor, e o melhor será o novo”.Santo Agostinho nos diz que “É melhor cantar um canto velho com um coração novo do que cantar um canto novo com um coração velho.”
7) Equilíbrio entre cantar tudo e entre cantar nada. Os mais importantes: Santo, Amém (Doxologia – Aclamações) e o Salmo.
8) Cantar A liturgia, não NA liturgia, um canto qualquer, dispersivo... mas o rito, a Palavra, a festa, o mistério celebrado.


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